quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Demorou! Fusão da ALMS com Grand AM!


Anunciada  fusão das categorias de ALMS / Grand-Am:


     Os campeonatos ALMS e Grand-Am assinaram o atestado de óbito da categoria LMP1 nos Estados Unidos, para confirmar que a principal categoria do Automobile Club de l'Ouest será excluída do campeonato com a fusão entre as duas séries: 

     À partir de 2014, Protótipos Daytona, e DeltaWing integrarão a LMP2 e serão aqueles que lutarão por vitórias no 
maior campeonato de Endurance dos EUA.

     Em conferência de imprensa na sexta-feira, as duas entidades anunciaram estrutura quase definitiva das classes que vão competir no novo campeonato em 2014. 

     Assim, a grande surpresa é a presença na categoria principal dos 
protótipos DeltaWing, pode combater com os LMP2, que continuam a ter, tanto quanto possível as suas especificações FIA, e os Daytona Protótipos, receberão melhorias a fim de equilibrar a categoria. 

     
Inclusive não é descartado que los DP terminem adequando-se a um futuro regulamento da ACO que lhes permita competir em Le Mans, segundo revelou o SPEED.

     Em relação ao peculiar protótipo de Ben Bowlby, o DeltaWing se espera que vários (até três, segundo revelou recentemente o site Mulsanne Corner, incluindo uma versão cupê) participem durante 2013 para competir na American Le Mans Series.
     

     Haverá também uma segunda categoria de  protótipos monomarca, a imagem e semelhança dos atuais ALMS LMPC projetados pela Fórmula Le Mans Oreca em 2009.

     No que diz respeito aos GTs, o GTE ALMS permanecerá intacta como a categoria principal, enquanto que na categoria secundária entra tanto GT Grand-Am (silhuetas, em alguns casos, outros derivados GT3) como o GTC ALMS, ou seja, a Copa do Porsche 911.
     

     A principal preocupação está no que vai acontecer com o GX nova classe de Grand-Am, com veículos derivados da série para promover novas tecnologias e que estão para estrear na  Daytona 24h deste ano: três Mazda6 diesel, um Porsche Cayman e Lotus Evora: estes poderiam acabar tanto enquadrado entre a segunda categoria de GT como pertencer a uma quinta classe.

Não gostei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário