segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Calendário burro!
















Acho que esta deve ser a terceira vez que escrevo sobre este assunto, já escrevi no Jornal PITSTOP, já falei no programa Bateroda, já escrevi no meu velho site, sempre defendi e algumas vezes fui ouvido, mas parece que ainda sou um Dom Quixote lutando contra moinhos-de-ventos imaginários! 

O péssimo, mal elaborado, burro calendário do automobilismo brasileiro que não utiliza a folga dada pela concorrência na mídia!


É incrível o amadorismo e a falta de visão de quem elabora e principalmente de quem participa e não fala, não berra, não abre a boca para reclamar, sugerir uma modificação radical no calendário!


Esta época de verão no Brasil é a unica época em que a F1 está parada, nem testes faz por causa da neve na Europa, o automobilismo americano está a 'meio-pau' com suas corridas, somente a Daytona 24h no final janeiro e a Speed Week da NASCAR na segunda semana de fevereiro movimentam o esporte por lá. 


No mundo todo, só o 'boring' Rally DAKAR algumas provas de kart festivas são realizadas, monopolizando a atenção da mídia especializada e até da não especializada por absoluta falta de assunto!


O futebol pára! O futebol dá esta 'colher de chá' para o automobilismo e para outros esportes, e as corridas não dependem de frio ou calor, aliás é até melhor corrida no calor do que no frio!


Os meios de comunicação estão ávidos por notícias de qualquer esporte, quem fizer alguma coisa organizada neste período tem espaço maior do que mereceria, terá uma baita repercussão!


Um dos argumentos que defendo é que, deixando o espaço de tempo muito grande entre a última prova do ano e a primeira do próximo, além do prejuízo para o patrocinador que fica fora da mídia 'tirando o seu produto da vitrine', deseduca o público! 


O povo que vai ao autódromo ou que pára na frente da TV para assistir a uma corrida, acaba esquecendo que ela existe, se acostuma a fazer outra coisa nos sábados ou domingos à tarde, e aí para reconquistá-los fica muito mais difícil.


Aqui no Rio Grande do Sul o amadorismo ainda vinga entre pilotos e chefes de equipe, preferem ir para praia durante dois meses e meio do que ter um patrocinador interessado para o ano todo! Tem gente que só começa a se 'mexer' depois do carnaval, aí reclama que os patrocinadores já estão com verbas comprometidas...


Jornais relativos ao esporte e programas na web são suspensos por tempo indeterminado, até o começo da nova temporada, ou seja como é que queremos ter público fiel?



Será que férias de 20 de dezembro a 20 de janeiro não está está bom?
Parar com as corridas em novembro e começar campeonatos em abril é rasgar dinheiro!
Tiveram campeonatos o ano passado que começaram em maio, vão arranjar verba de patrocínio onde? 


Não sabem que diretores financeiros e de MKT de grandes empresas designam as verbas para o ano seguinte em out/nov/dez do ano anterior? Aí batem na porta dos caras em março e tomam um não e ficam achando-se injustiçados!

Alguma vezes aqui no RS realizamos o Torneio Verão que eram provas isoladas de campeonatos, geralmente duas, uma em janeiro e outra em fevereiro, fizemos as primeiras em sábados à noite e depois mudamos para quartas-feiras, foi um sucesso, muita mídia, todo mundo acertando os carros, patrocinadores contentes etc, um dia fizeram uma mal divulgada até para os participantes e condenaram a idéia, partiu-se para o 'é muito mais fácil não fazer do que fazer'...
Copiamos tanta porcaria dos US, porque não copiamos as boas idéias? Já pensaram num SPEED WEEKEND em São Paulo em janeiro e outro em Tarumã em fevereiro com todas as categorias andando? Um dia ele me ouvirão, tomara que não demore muito.


3 comentários:

  1. A época ideal para buscar patrocínio é a partir do início do segundo semestre e não depois do carnaval.

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  2. Eu entendi e escrevi isso!
    Tem que buscar antes do final do ano e começar a divulgar em janeiro!
    Qual patrocinador quer que sua marca começe a ser divulgada só depois de abril?

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  3. Concordo contigo mas sabemos que o problema é generalizado. A maioria das grandes empresas começam à estabelecer as metas e os orçamentos para o ano seguinte entre agosto e outubro. Esta é a hora certa para "dar a cartada". Ressalto que termos campeonatos fortes, bem estruturados e divulgados é mais relevante para quem patrocina do que obrigatoriamente começar um campeonato muito cedo, ainda mais se for antes do carnaval. É sabido que a economia é fraca no primeiro trimestre e as médias de audiência diminuem, PORÉM é inegável que há grandes oportunidades que poderiam ser exploradas neste período do ano, assim como, e principalmente, durante ele todo.

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