sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Tarumã mais longo...

O sol e o calor dilataram o circuíto de Tarumã!

   
     Desde sua inauguração, sempre foi divulgado que a extensão da pista do autódromo de Tarumã é de 3.016m, pois para minha surpresa, ao conferir a velocidade média do MRX #28 do Juliano Moro, pole position das 12h de Tarumã 2012, me deparei com uma diferença na média horária da cronometragem oficial, feita pela Cronomap do amigo Aldo Pastore, o circuíto está mais longo, agora possui 3.039m.
     O estranho é que fora o site da Stock Car Brasil, da Cronomap, e de releases enviados pela categoria, em todas as outras fontes constam 3.016m...

Cronomap:



Livro do Gilberto Menegaz, Paulo McCoy Lava e Paulo Torino:



 Blog do Sanco:

 Wickpédia:

 Blog F1 mania (release)

Site da Stock Cars brasil


Juro que eu não sabia disso, não consigo ver diferença na pista.

3 comentários:

  1. A pista foi medida novamente no início do ano, antes das reformas. Eu não tenho certeza se a metologia modificou-se ou foi uma maior precisão, mas coisa de um ano em diante que é utilizada a medida de 3039 m.
    Eu mesmo escrevi um release neste ano citando 3016 e fui corrigido.

    ResponderExcluir
  2. Por curiosidade, em um dia de chuva qualquer, resolvi medir através da ferramenta "Régua" do programa Google Earth a extensão de Tarumã, e realmente, em todas as minhas "grosseiras" medições, só encontrei valores maiores do que os alegados até então 3.016 metros, seja pelo meio da pista, seja por dentro, seja por fora, etc... pode fazer sentido essa "nova" medida!!! Acho que o negócio é perguntar para algum piloto que use um "lap timer" por gps no carro, lá deve indicar com precisão... vou tentar conseguir isso nesse fds e coloco a informação aqui aos amigos...

    ResponderExcluir