domingo, 9 de dezembro de 2012

Pitacos sobre as 12h de Tarumã/ Classic RS


     Primeiro quero dizer que é um prazer enorme sentir o cansaço de ter passado a metade do dia de ontem,  a noite e a manhã de hoje no convívio dos amigos e conhecidos que também amam o esporte ao qual eu tanto aprecio.
     Autódromo limpo, grama cortada, bem pintado, preços razoáveis, bom público, grids grandes, carros belos e rápidos, excelentes pilotos, tudo bem legal.


     Realmente foi uma programação inesquecível estas 12h de Tarumã, começando com a Classic RS que apresentou um grid maravilhoso com carros lindos, presença de pilotos de outros estados prestigiando a categoria, carros rápidos e muita disputa em todas as colocações, fazia tempo que não se via em Tarumã uma disputa pelas primeiras colocações com tantos carros diferentes como a da primeira bateria da Classic RS, imaginem um Maverick V8 brigando com um Puma GTE, um Fiat 147, um Passat e um Opala dividindo curvas e subindo a reta quase que lado a lado!

     Destaque para a pilotagem do meu amigo Rogério Franz do Fiat 147 que se tornou campeão na sua categoria.
     Um único senão foi a discussão sobre a validade da participação do Escort do Marx, um verdadeiro 'missíl exocet', porém é ridículo se discutir se o carro pode ou não correr na Classic depois da corrida... só por curiosidade, todos que estavam em volta de mim pensam que o Escort tem direito participar mas, não conhecem o regulamento!
       Se o regulamento é mal redigido ou mal interpretado que se arrume o regulamento, porém deixar o sujeito se inscrever, correr e depois da prova ignorar seu resultado é ridículo.
     Ou corre e vale ou não corre!



O Escort da discórdia, um verdadeiro Míssil Exocet!
Foto by Niltão Amaral
 
           Eu entendo que o piloto/equipe tem que fazer seu carro, de acordo com os regulamentos existentes, ou o regulamento da categoria a qual ele quer correr, mas esse negócio de ficar alterando regulamento para adequar carros existentes não está certo, penso que a Classic tem que repensar em alguns itens de regulamento se não, tende a virar uma Força Livre caríssima, já está começando a ficar perigosa.
     Uma pena a DKW #10 azul ter seu motor apagado e ter ficado de fora apesar dos esforços incansáveis de sua equipe!
   
     Sobre as 12h de Tarumã só elogios com uma única exceção: será que é tão necessária a intervenção de Safety Car sempre que qualquer carro fique pelo acostamento? Mesmo em casos onde não houve acidente?    Eu penso que poderia se rever estas intervenções pois a corrida fica muito truncada sem sequência de bandeira verde longa para que as disputas aconteçam.
       Penso que bandeira amarela localizada (só naquele ponto para carros que rodaram) ou por algum motivo estão lentos e um SC programado para recolher todos os carros parados a cada hora, entraria o SC e seriam retirados todos num único SC a cada hora.


Foto: Leandro Sanco

   Os MRX deram show, são carros rapidíssimos muitos com pilotos de alto nível, dando verdadeiros shows de técnica e coragem, no trecho entre o final da a reta e a curva 2 pareciam aviões caças em pleno vôo!
Lindo de ver!

6 comentários:

  1. Na minha modesta opinião faltaram veículos de apoio. No barranco da três não havia nenhum carro ou ambulância. Acredito que com mais veículos de apoio, ao menos a duração das bandeiras amarelas seria menor.
    Pela parte da manhã, quando a Montana bateu no Tala, levou muito tempo para chegar um veículo de apoio. Caso aconteça algo mais grave, a coisa fica feia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá, Lacombe. a questão é que o escort do marx não pode participar porquê foi fabricado depois de 1980. então aqueles 30 anos que o regulamento faz menção está mal redigido, pois em 2013 carros fabricados até 1983 poderiam. a primeira versão chegou ao mercado no segundo semestre de 1983. Praticamente todas contavam com o motor CHT de 1,6 litros e câmbio de 5 velocidades. O escort do marx é CHT e pode correr, desde que retirem esta cláusula de "fabricados na década de 70", que é ridícula comparada a outras permissões esdrúxulas como fusca AP, Chevette com motor de Vectra, injeção eletrônica, Puma AP, etc... Esta cláusula é um simples protecionismo, até porquê a maioria dos carros é, de fato, no papel, bem mais novos que 1980.

      abraço
      José Ricardo

      Excluir
    2. Ola Ricardo, concordo em tudo contigo,tem protótipo participando e o Escort está p roibido...
      Eu também acho que o regulamento apesar de ser claro, é injusto! Chevette com motor Vectra pode, Puma com AP pode, Gol BX com AP não?...

      Excluir
    3. então Lacombe, se tens algum contato com os organizadores desta categoria, poderias fazer um favor ao automobilismo gaúcho e dar um toque neles, o que achas?
      este escort já foi campeão das 12 horas no passado, tem história, é um carro com pedigree. que eu saiba não tem nenhum carro com este participando. acho ainda que seria inclusive uma justa homenagem a um clássico de verdade. Claro que entrando ele, também entrariam gol e voyage, e depois o uno, mas qual o problema se estiverem com a mecânica de época?

      abraço.
      Ricardo

      Excluir
  3. Fala Ricardo,
    o organizador da Categoria é o Niltão Amaral,
    niltaum@terra.com.br http://blogdopassatao.blogspot.com.br/
    http://www.copaclassic.com.br/

    Ele é quem tem o contato com quem tem o poder (FGA).



    ResponderExcluir